MOMENTO 1 – RETOMANDO CONCEITOS
ATIVIDADE 1 – COMPARANDO
MEDIDAS
1.1 Relate resumidamente o que são grandezas, discuta com seus colegas, e realize uma pesquisa a respeito do assunto.
1.2 Reflita e registre, de que maneia podemos comparar duas grandezas escalares: tempo, espaço, massa, temperatura etc
1.3 Para o preparo de 1 copo de achocolatado, João usa 2 colheres de sopa de achocolatado para 200 ml de leite, obtendo a razão 2/200 ou 1/100
Pesquise
e elabore uma tabela sobre o modo de preparo de alguns alimentos (macarrão,
arroz, café, leite em pó etc.) em que é possível verificar a comparação entre
duas grandezas e a razão entre elas.
Elabore uma tabela na qual constem as informações pesquisadas.
ATIVIDADE 2 – RAZÃO: UMA RELAÇÃO ENTRE DUAS GRANDEZAS
Cotidianamente realizamos a comparação entre duas grandezas e não damos conta de sua
presença. Tal comparação está no tempo que gastamos com
o banho diário e o consumo de água e energia elétrica enquanto o chuveiro está
ligado; na velocidade da internet e,
consequentemente, na “rapidez” dos downloads;
no número de doces comprados e o valor pago etc.
Verifique a relação entre as grandezas e determine a razão para preencher a tabela a seguir.
|
Situação |
Razão |
Relação
entre as grandezas |
|
Marcos
percorreu 12 km em 2h. |
12 = 6 2 |
km/h (quilômetros por hora) |
|
Para
realizar uma viagem de 300 km, um veículo gasta 30 litros de etanol. |
|
km/l (quilômetros por litro) |
|
O
potente aparelho de som de Julia consome 7500 watts (7,5 kW) em 3 horas de
uso. |
|
|
|
Ao
assistir a vídeos nas redes sociais, são consumidos dos dados moveis do plano
de internet de Marcos 40 megabytes (40 MB) a cada 10 minutos. |
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|
|
. .
|
l/h (litros por hora) |
|
|
. .
|
hab ⁄km2 (habitantes por km2) |
MOMENTO 2
– COEFICIENTES, TAXAS E ÍNDICES
ATIVIDADE 1 – COEFICIENTE E TAXAS
1.1 Realize uma pesquisa sobre os indicadores: coeficientes, taxas e índices. Discuta com os alunos em sala aula e elabore um resumo desta reflexão.
1.2 Você deve ter visto em sua pesquisa que um coeficiente entre duas grandezas é determinado pela razão entre valores de uma mesma natureza numa relação entre uma parte e o todo.
Por exemplo:
Uma empresa possui 102 colaboradores, dos quais 50 são do gênero masculino e 52 do gênero feminino.
Neste caso, o coeficiente de colaboradores
do gênero feminino será dado por 52/102 ≅ 0,51 .
Agora é com você. Determine o coeficiente de colaboradores do gênero masculino.
1.3 Continuando o estudo sobre alguns tipos de coeficientes, pesquise e discuta com os colegas a respeito dos seguintes casos: coeficiente de natalidade e coeficiente de mortalidade, mostrando em uma tabela os dados pesquisados.
1.4 Vamos calcular o coeficiente de evasão escolar das turmas de 1a série
do Ensino Médio da nossa escola, do ano anterior. Para isso, vamos escolher um
estudante que representará a sala, para solicitar ao Professor Coordenador, os
dados referentes a quantidade de estudantes evadidos e o número inicial de matrículas,
do ano anterior, e assim calcular o coeficiente de evasão escolar.
1.5 Você sabia, que uma taxa é um coeficiente multiplicado por uma potência de 10, (em geral 100 ou também por cento, por exemplo.) para facilitar a interpretação dos dados?
Então retorne à atividade 1.2 e verifique o coeficiente de colaboradores do gênero masculino que você calculou e represente a taxa em porcentagem dos colaboradores do gênero masculino.
1.6 Sobre a taxa de natalidade.
A taxa de natalidade é um indicador que representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo-se a quantidade de crianças que nasceram mortas ou morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.
Essa taxa é calculada a cada mil habitantes, e seu resultado é apresentado em permilagem (número por mil).
A seguir temos um exemplo hipotético.
População total de um país: 1.300.000 habitantes
Nascidos em um ano: 10.000
a) Determinar a taxa de natalidade desse país.
b) O que significa o cálculo obtido?
1.7 A tabela a seguir
mostra os dados referentes a natalidade e número de habitantes, no Brasil, dos anos
de 2010 e 2020:
Tabela: Projeção da População do Brasil
|
Ano |
População |
Natalidade |
|
2010 |
190.755 |
3.029 |
|
2020 |
213.300 |
2.728 |
Fonte: IBGE, 20201
a) Encontre a taxa de
natalidade (por mil) dos anos de 2010 e 2020.
b) Calcule o percentual
de aumento da população dos anos 2010 e 2020.
c) Compare a natalidade
entre 2010 e 2020 e conclua o que aconteceu no período.
Para saber mais...
Para aprofundar os seus conhecimentos sobre a taxa de natalidade, sugerimos uma leitura do artigo: “Índice de natalidade cai, mas a população mundial continua aumentando”, produzida pela rede de notícias Deutsche Welle (DW), disponível no link:
https://www.dw.com/pt-br/%C3%ADndice-de-natalidade-cai-mas-popula%C3%A7%C3%A3o-mundial-continua-aumentando/a-17855332 (Acesso em 10/fev./2023)
ATIVIDADE 2 – TAXAS DE INFLAÇÃO
Até este momento, conseguimos calcular, sem muitos recursos especiais, algumas taxas, porém quando se trata de taxa de inflação, não faremos o cálculo propriamente dito, mas utilizaremos o resultado do índice. Primeiramente, define-se inflação como o aumento dos preços de produtos e serviços, que é calculada pelos índices de preços. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) produz dois índices, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Como curiosidade, veja o site: <https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php>.(Acesso em 21 fev. 2023.)
2.1 Com o uso de uma calculadora e observando a
tabela, responda:
Tabela – Projeção do IPCA e INPC
|
Ano |
IPCA |
INPC |
|
2020 |
4,34% |
4,30% |
|
2019 |
3,77% |
3,57% |
|
2018 |
3,02% |
1,87% |
Referência no mês de janeiro,
o acumulado dos 12 meses.
Se um produto ou serviço, em janeiro de 2017, custava R$ 300,00 e é atualizado pela inflação acumulada do ano, conforme a tabela.
a) Qual o valor vigente de 2020, utilizando o IPCA?
b) Qual o
valor vigente de 2020, utilizando o INPC?
c) Qual o
percentual acumulado do IPCA e do INPC? Explique como calculou e compare os
resultados com o seu colega.
d) Se o valor do produto ou serviço, em janeiro de 2017, for de R$ 1.000,00, haverá alteração do percentual acumulado da inflação?
2.2 Pesquise ou converse com o professor de História sobre os diversos planos econômicos implementados no Brasil desde 1980. Elabore um texto que contemple a questão da hiperinflação neste período.
2.3 Nesta atividade, você poderá constatar o efeito causado por altas taxas de inflação sobre os preços de produtos. Imagine que em 1983 o país passava por um período de inflação crescente. Uma mercadoria que custava Cz$2 1.000,00 em maio, teve seu preço reajustado, mensalmente, de acordo com as taxas de inflação na tabela a seguir:
|
Mês |
Preço
da mercadoria (Cz$) |
Inflação |
|
Maio/1983 |
1.000,00 |
6,48% |
|
Junho/1983 |
1.064,80 |
9,88% |
|
Julho/1983 |
|
10,08% |
|
Agosto/1983 |
|
9,11% |
|
Setembro/1983 |
|
10,30% |
|
Outubro/1983 |
|
8,87% |
Usando uma calculadora, complete a tabela a seguir e
calcule o valor em novembro de 1983.
AGORA É COM VOCÊ 🙋
Em grupos de até no máximo
4 alunos acesse o link abaixo referente a uma “Apresentação confusa”.
O objetivo do grupo é refazer
a "Apresentação de forma correta" e apresentar aos demais conforme a orientação
do professor.
Mãos à obra!!! 😏